Credenciamento

Atualizado 20/8/19 ​por Amanda Arrais

O credenciamento é uma das etapas mais importantes para a percepção de sucesso de um evento. É nele que o seu público terá uma das primeiras impressões sobre a sua organização.

O nosso software de credenciamento permite que o participante imprima sua credencial por meio da leitura do seu QR Code, que pode estar no aplicativo ou então no e-mail de confirmação de inscrição do evento, ou procurando por seu nome, e-mail ou outro parâmetro de busca a sua escolha (como CPF). Em geral, a impressão leva de 3 a 7 segundos.

Quais são os requisitos técnicos para credenciamento?

Os requisitos técnicos para o credenciamento variam conforme o formato que ele terá no seu evento: auto-service ou com o apoio de promotoras em cada estação de impressão de credenciais. Confira na tabela abaixo as possibilidades.

TIPO DE CREDENCIAMENTO

AUTO-SERVICE (Totens)

CREDENCIAMENTO COM PROMOTORAS (Trouble)

Impressora

Brother QL-820, QL-810 e QL-700

Brother QL-820, QL-810 e QL-700

Hardware

Tablets Samsung com Android 4.0 ou mais recente

Mac OS X 10.8 (ou mais recente). Os computadores podem ter os navegadores: - Chrome v 40 (ou mais recente); - Mozilla Firefox v 7 (ou mais recente) ou; - Safari v 9 (ou mais recente).

Internet

0.5MB por impressora/tablet

0.5MB por impressora/tablet e 0.5 por notebook

Voltagem

110V (ligar até 2 impressoras na mesma tomada)

110V (ligar até 2 impressoras na mesma tomada)

Quantidade de promotoras

1 para cada 3 estações de credenciamento

1 por estação de credenciamento (trouble)

Vídeo resumo

Como cadastro o perfil coletor para realizar impressão?

O perfil coletor é o indicado para realizar as leituras de controle de acesso. Para criá-lo, clique em Pessoas > Participantes  ou acesse a tela pelo campo de busca rápida, digitando nele a palavra Participante e clicando na ferramenta em seguida.

Nesta tela, clique em "+ Adicionar pessoa" e coloque o nome, o usuário e a senha. Por padrão, deixamos os coletores configurados com o nome e usuário como coletor1, coletor2, coletor3, etc.  Após inserir as informações, clique em Criar.

Atualize a página com o atalho F5, em seguida utilize o campo pesquisar e procure o perfil, usando como palavra chave o nome do coletor. 

Na sequência clique em Editar e na coluna PERMISSÃO, serão apresentadas 3 opções: Admin, Usuário e Coletor. Escolha a última e depois clique em fim. Após a mudança, você verá uma alteração no ícone do lado esquerdo ao nome. 

Pronto! Agora é só logar com este perfil e senha no app (seja no tablet ou celular) que você terá acesso ao modo de controle de acesso.

Como realizar a configuração do credenciamento?

Clique em Pessoas > Inscrição >  Etiqueta de Impressão ou então busque pelo termo "impressão" no campo de pesquisa rápido.

Clique em editar para definir:

Como definir o fundo de tela

Defina o fundo de tela do seu Tablet de auto-credenciamento.

Para definir o plano de fundo do seu Tablet de auto-credenciamento, você tem duas opções: Horizontal e Retrato.

A imagem horizontal deve ser exatamente 1920x1080 (px por px).

A imagem do retrato deve ser exatamente 1080x1920 (px por px)

Recomendamos imagens sem textos para não confundir o participante

Como definir os tipo de etiquetas?

Nossa plataforma possui 27 modelos de etiqueta que variam entre suas dimensões (62mmx90mm; 27mmx62mm; 62mmx62mm; 23mmx62mm), número de linhas de informação (Título, Legenda e/ou extra) e apresentar ou não QR Code. Pode-se escolher as informações de cada linha e o posicionamento do QRCode, este último conforme nossos modelos já estabelecidos.Tanto em Título, como Legenda e Extra você encontrará os campos do seu Formulário de Inscrição para compor as informações da sua credencial. Logo, caso queira conteúdos diferente das opções padrão de Nome, Cargo e Empresa, é necessário configurar no formulário previamente.

Como definir o alinhamento do texto da credencial?

Defina se as linhas do Título, Legenda e Extra estarão à esquerda, ao centro ou à direita na credencial. 

Nota: este alinhamento não altera a posição do QR Code.

Como definir Caps-lock nas informações impressas?

Defina se o conteúdo da credencial estará todo em Caps Lock ou se a impressão será conforme o preenchimento pelo participante / organizador.

Como ativiar o formulário de inscrição? 

Caso queira que seu credenciamento apresente o formulário de inscrição no tablet, deixe a opção "Sim" selecionada. 

Nota: não recomendamos habilitar esta opção no tablet quando há venda de ingressos.

Como definir o Limite de impressão?

Defina quantas credenciais podem ser impressas por cada participantes. 

Nota: o limite no mesmo tablet, independente do limite configurado, sempre será 1. Desta forma, para limites de impressão acima de 2, o participante deverá realizar a impressão extra em outro ponto de atendimento.

Como definir os metódos de pesquisas do tablet?

Escolha o parâmetro de busca que seu participante utilizará no auto-credenciamento. Esta opção está vinculada ao Formulário de Inscrição. Desta forma, caso queira uma opção diferente dos padrões "e-mail", "nome ou e-mail" ou "usuário" do participante (como por exemplo CPF), você deve primeiramente configurar no formulário e garantir o seu preenchimento correto.

Como mostrar resultados parciais?

Se for definido "sim", o sistema irá retornar os 10 resultados vinculados àquela busca, seja ela completa ou não (exemplo 1). Se for definido "não", o sistema só retorna um resultado que seja exatamente igual ao parâmetro de busca (exemplo 2). 

  • Exemplo 1: considere o nome "Pedro Henrique Silva" e que o Pesquisar por foi definido como "nome ou e-mail". Em caso de "SIM", o participante que digitar uma parte do nome ("pedro" "henrique" OU "Silva") já consegue achar os 10 primeiros resultados vinculados a estas buscas. 
  • Exemplo 2: considere o CPF 123.456.789-01 e que o Pesquisar por foi definido como "CPF", que era um campo customizado do form. Em caso de "NÃO", o participante só encontrará sua credencial ao digitar o CPF completo.

Como realizar o Credenciamento via tablet?

Após fazer o download do App do seu Evento no tablet, é necessário fazer o login com os dados cadastrados anteriormente pela organização. 

Em seguida, acesse a tela de impressão e clique em Printing Settings para definir as configurações do tablet/impressora

Selecione o tipo de conexão, escolha a impressora clique em Salvar Detalhes e depois volte para a tela anterior.

Após definir as configurações de impressão, clique em Leitor para impressão de crachás, para iniciar as impressões

Importante: sempre que perguntado, realize o Pré-armazenamento de dados, para que o banco de dados do evento esteja sempre atualizado. Desta forma você garante a impressão dos crachás com todas as informações atualizadas.

Como realizar o credenciamento via Macbook?

Para a impressão via computador, você deve buscar o participante e clicar em seu nome. Na janela de edição lateral que se abrir, clique no ícone de impressão (estará com uma bolinha vermelha).  

Em seguida, faça o download do plugin.

Após a instalação, clique no ícone da InEvent na barra superior do seu computador e pegue o código numérico. Insira o código na janela de conexão conforme a instrução, e clique em conectar.

A conexão estará completa quando  a cor da bolinha do ícone de impressão ficar verde.

Após a conexão, você pode escolher qual será a impressora do credenciamento. E então clicar novamente no nome do participante e em seguida no ícone de impressão de credenciais.

Nota: a conexão com o computador é feita apenas no início do processo. Após a inserção do código e seleção da impressora, você só precisa encontrar os participantes e clicar no ícone de impressão

A impressora conectada ao Macbook parou de imprimir, como proceder?

Isto pode ocorrer por alguns motivos, principalmente por conta de oscilação de internet. Caso você constate que a impressora que está conectada ao Macbook não está mais imprimindo, siga esse passo a passo simples:

  • Desplugue o usb da impressora do Macbook
  • Vá até as configurações do Macbook
  • Clique em Impressoras
  • Note que a impressora Brother que estiver na lista estará com um sinal vermelho. No canto inferir você visualizará um sinal + e -. Selecione a impressora Brother e exclua ela da lista clicando no botão -.
  • Plugue novamente a impressora via cabo usb no Macbook, ela será adicionada automaticamente a sua lista de impressoras, e estará com o sinal verde
  • Volte para plataforma na tela de participantes e aperte a tecla F5 para atualizar a página

Com este passo a passo a impressora voltará a funcionar normalmente.

Ponto de resolução de  problemas (Trouble)

Recomendamos um local em seu credenciamento com pelo menos dois computadores e duas impressoras a cada 800 participantes para resolução de problemas. 

No geral, as alterações das informações ocorrem na tela "Participantes". Entre elas podemos ter:

  • Novos inscritos: insira o novo congressista manualmente na lista de participantes, conforme estas instruçõesCertifique-se de preencher corretamente os campos da credencial. Em seguida, clique no ícone de impressão.
  • Reimpressão de credenciais: na lista de participantes, busque o participante e em seguida clique em Editar. Na janela lateral de edição, desça até o item "impressões". Zere o item e clique em Fim. Agora, clique no botão de impressão de credencial.
  • Alterações das informações da credencial:  busque o participante e em seguida clique em Editar. Altere a informação conforme requerido pelo participante e em seguida zere o número de impressões. Clique em Fim e, em seguida, clique no botão de impressão da credencial.

Como realizar credencimento via NFC

Para utilizar o credenciamento via NFC, acesse: Como utilizar a tecnologia NFC no meu evento?