Como divulgar o aplicativo do evento?

Atualizado 24/11/20 ​por Amanda Arrais

Como divulgar o aplicativo do evento?

Uma dúvida que muitos organizadores de eventos têm quando decidem usar um aplicativo para engajamento e interações, é sobre como garantir o download e o uso entre os participantes!

Pela nossa experiência, existem duas etapas para garantir o uso do aplicativo durante o evento, sendo elas a Divulgação e o Uso.

Ambas devem ser trabalhadas em conjunto. Abaixo uma descrição detalhada das duas, e ao final, você terá acesso a uma Checklist de ações que criamos baseada em nossa experiência, essencial para a divulgação efetiva do App.

Divulgação do aplicativo

Uma estratégia de divulgação completa contém a lista de canais de divulgação / comunicação do evento com os participantes, a frequência de divulgação, além do lembrete contínuo quanto ao download e uso do App. 

Algumas perguntas que lhe ajudarão a montar a estratégia de divulgação são:

  • Quais são os canais que você está planejando usar para divulgar o evento?
  • Qual a mensagem e periodicidade de divulgação em cada canal?
  • Em quais materiais de inscrição / divulgação do evento é possível lembrar sobre / ter um link para o aplicativo do evento?
  • Quantos emails serão enviados lembrando sobre o App?

Para ajudar na divulgação, temos dois modelos prontos de informativo falando sobre o App.

Slides: Basta entrar em Marketing > Compartilhamento > Slides de divulgação, que você encontrará um modelo de slides contendo informações do App, assim como QR code e links para download.

Landing: Acessando Marketing > Compartilhamento > Landing do app, você encontrará uma página exclusiva para download do aplicativo.

Outra opção, é digitar Compartilhamento no campo de busca rápida:

Uso do aplicativo

De nada adianta uma estratégia efetiva de divulgação do aplicativo se os organizadores e os palestrantes usarem outros meios para se comunicar ou realizar qualquer necessidade que possa ser feita com o App.

Se alguém não tiver baixado o App e perceber que não poderá interagir totalmente no evento sem ele, no mesmo momento a pessoa achará um jeito de baixá-lo.

Aqui entram ações como:

  • Feedbacks de sessões / do evento;
  • Perguntas feitas aos palestrantes;
  • Uso de enquetes pelos palestrantes, envio de materiais de atividades, comunicação entre participantes, uso do fórum das atividades para interação, etc, pelo o App.

O uso do aplicativo em si não tem limites. Dependendo da sua criatividade, ele pode trazer uma grande inovação ao seu evento.

Checklist

As atividades a seguir estão divididas entre obrigatórias e optativas, mas você pode acrescentar pontos que façam sentido para o seu evento (porém caso não sejam seguidas, fica muito mais difícil garantir o uso do aplicativo pelos participantes!):

Atividades obrigatórias

  • Envio de (3) emails divulgando o App (15, 7 e 3 dias antes do evento);
  • Postagem do aplicativo nas redes sociais do evento, mostrando o layout / telas na arte final além de texto informativo com as vantagens do App, link para download e CTA promocional.
  • Dois slides na apresentação de abertura do evento, falando das vantagens do aplicativo (fazer Networking, trocar mensagens, avaliar o evento, receber atualizações e todas as informações sobre o evento e agenda, baixar materiais sobre e do evento, etc);
  • Postagem de mensagens em tempo real durante a ocorrência do evento.

Atividades opcionais

(Para aumentar o número de downloads e uso do aplicativo, sugerimos as seguintes ações a serem realizadas):

  • Criação de um totem oficial para o evento, em tamanho 50x150, mostrando a arte final do app, instruções de uso, palavras chaves para busca e QR Code direcionado para cada uma das lojas.
  • Criação de um vídeo para mostrar o que poderão fazer no App, como no exemplo abaixo: 

  • Envio de perguntas das palestras via App em tempo real;
  • Uso de enquetes pelos palestrantes (é importante que eles saibam tudo o que podem agregar para suas apresentações com o uso das funcionalidades do aplicativo)
  • Criação de Gamification via App para engajar os participantes com os objetivos do evento / patrocinadores
  • Envio de feedback e notas das atividades;
  • Gravação de um vídeo, usando linguagem e forma próprias do evento, para informar as utilidades do aplicativo e como ele pode ser útil para os participantes;
  • Upload de arquivos e materiais feitos exclusivamente pelo aplicativo;
  • Envio de fotos do evento, em tempo real, via aplicativo;
  • Transmissão do evento ao vivo exclusivamente pelo aplicativo.

Nota: Certos aplicativos, como o Grammarly,  podem interferir no funcionamento do aplicativo.

Maneiras de divulgar o aplicativo pela plataforma

Via E-mail automático

Os e-mails automáticos são mensagem padronizadas disparadas pela plataforma para a caixa de entrada do participante assim que sua inscrição no evento é realizada e aprovada. Clique aqui e saiba mais sobre essa ferramenta.

Os e-mails automáticos estarão disponíveis de acordo com o pacote contratado. Acesse Marketing > Comunicação > E-mails automáticos e verifique quais e-mails estão disponíveis para configuração.

Para realizar a configuração e personalização do e-mail, basta clicar no botão azul que consta ao lado direito de sua tela, conforma mostra a imagem abaixo. Saiba mais sobre edição de e-mails clicando aqui.

O próximo passo é verificar se o botão de acesso às lojas da Google Play e da Apple Store está inserido no corpo de seu e-mail. Caso não esteja, basta clicar no complemento Botão e arrastar o ícone Download do App para dentro do corpo do seu e-mail, como mostra a imagem abaixo. Automaticamente serão inseridos dois botões de acesso às lojas.

Via novo E-mail

Caso a opção seja por um novo e-mail, na tela de edição de e-mails você deverá clicar no complemento Botão, e em seguida, clicar e arrastar o ícone Download do App para dentro do corpo do seu e-mail. Automaticamente serão inseridos dois botões de acesso às lojas da Google Play e da Apple Store para que o destinatário do e-mail faça a melhor opção para ele. (Vide exemplo acima).

Via Hotsite

Uma outra possibilidade de divulgação do aplicativo do seu evento é utilizar o seu Hotsite. Para isso, primeiro você precisará configurá-lo (clique aqui e veja como fazer).

Com seu Hotsite configurado, vá até a opção Seções, escolha Aplicativo e clique no botão azul +Seção para inserir botões de acesso às lojas da Google Play e da Apple Store, conforme mostra a imagem abaixo.

Via SMS

Você também pode divulgar o aplicativo do seu evento enviando mensagens de SMS para seus convidados e participantes. Para isto, você pode acessar a Landing do app, copiar o link da url e colar no texto da mensagem que será enviada para sua lista de pessoas.

Ao receber o SMS, a pessoa deverá acessar o link pelo celular e selecionar o download do aplicativo que for compatível com o seu aparelho (ios ou android).

É importante verificar se você tem créditos de SMS em seu pacote contratado.