Como adicionar usuários dentro das lojas Google e Apple?

Existem duas possibilidades de termos acesso às lojas dos clientes:

  1. Após o cliente realizar a abertura das lojas (Google e IOS) o mesmo deve fornecer o usuário e senha de acesso.
  2. Caso não seja possível ser disponibilizado o usuário e senha das contas será necessário adicionar um e-mail (Gmail) dentro dos painéis com permissão de administrador.

Para realizar esse procedimento de adicionar o e-mail como administrador o cliente deve realizar o passo a passo abaixo:

Google

Acesse o site Google Play Console.

No menu lateral, clicar sobre a opção Configurações > Usuários e Permissões

Em seguida, basta clicar no botão Convidar Novo Usuário.

Se você não se sentir confortável fazendo esse processo sozinho, entre em contato com o time de suporte da InEvent e nós iremos lhe ajudar via chamada de vídeo.

Uma nova tela será apresentada, onde o cliente deverá inserir o e-mail que fornecemos e no campo de Função deverá selecionar a opção Administrador.

Sendo assim, todas as permissões serão concedidas ao usuário (E-mail), e, por fim basta clicar em Enviar Convite no final da página.

Mesmo sendo adicionado com função de Administrador não é possível gerar a API KEY, afinal, apenas o “Administrador Master” (quem realizou a abertura da loja) tem essa permissão

Para aprender como adicionar a JSON Key na plataforma, clique aqui.

API Key

Veja Como gerar API Key (JSON) para publicação do app Android?

Apple

No caso da Apple é necessário sermos adicionados dentro de dois painéis. Acesse o site da Apple Developer.

Na tela inicial devemos clicar sobre a opção People.

Existe a possibilidade de acessar a mesma opção através do menu lateral.

Ao acessar o Developer, caso não seja identificado nenhuma das opções apresentadas anteriormente (tanto no menu lateral como na tela inicial), devemos verificar se existe a opção chamada Join The Apple Developer Program. Caso esta opção esteja sendo apresentada significa que ainda não foi finalizado o processo de pagamento da taxa de abertura de loja.

Uma vez sendo apresentada a opção People, basta acessar e com isso devemos adicionar o e-mail como administrador. Existem dois tipos de permissão:

  • Administrador
  • Membro

Para adicionar é necessário clicar sobre o botão Invite People.

Assim, será disponibilizado dois campos onde podemos adicionar pessoas dentro da loja. Para isso, precisamos utilizar o primeiro campo Invite as Admins

E por fim, clicar no botão Invite:

Após esse procedimento será enviado o convite para o e-mail que foi adicionado dentro da loja.

Caso não seja possível adicionar o e-mail como Administrador devido alguma política de privacidade de segurança de dados. O E-mail poderá ser adicionado como Membro, entretanto, será necessário realizar a criação do App dentro do iTunes Connect e ser enviado o Certificado P12 para realizarmos a publicação do aplicativo nas lojas. Para realizar a criação do aplicativo no iTunes Connect basta clicar em Meus aplicativos > Clicar sobre o ícone + > Novo App. Será necessário fornecer o Bundle Identifier para o proprietário da loja, pois deve atrelar o aplicativo ao pacote.

Posteriormente, devemos adicionar o e-mail como usuário dentro do iTunes Connect acessando o site.

Clique na opção Usuários e Acessos.

Basta clicar sobre o ícone (+) e preencher as informações que forem apresentadas na nova tela (Nome, Sobrenome, E-mail e marcar a opção função de Administrador)

Pronto! Os procedimentos necessários foram realizados. Basta acessar no E-mail atrelado às contas e realizar o cadastro de senha para acessar os painéis com as permissões designadas.                                                    

Depois de adicionar usuários às lojas de aplicativos e enviar seu aplicativo para revisão, leia este artigo para saber como verificar se todos os pontos para a aprovação do aplicativo na Apple Store estão preparados.


Este artigo foi útil?