Conta de desenvolvedor do Google Play

Você pode publicar seu aplicativo na loja do Android Play através de sua conta de Desenvolvedor Google Play. Quando você cria um aplicativo para publicação, é exigido pelas diretrizes e políticas do Google que você mesmo crie sua conta.

Antes de criar sua conta de Desenvolvedor Google Play, tenha certeza de que você será capaz de fornecer detalhes de faturamento para sua organização.

Como posso criar uma conta de Desenvolvedor Google Play?

  1. Primeiro você precisa configurar sua Conta Google. É recomendável que você crie um endereço de e-mail do Google que não seja pessoal, pois não é possível alterar o titular da conta de Desenvolvedor do Google Play. Se você já tem uma conta Google que deseja usar para acessar sua Conta de Desenvolvedor, pule para o próximo passo.
  2. Agora para registrar sua Conta Google como uma Conta de Desenvolvedor do Google Play clique aqui. Após fazer login com sua Conta do Google, você precisará fornecer as seguintes informações:
  • Nome do desenvolvedor público

  • Nome do contato

  • Endereço de e-mail de contato (deve ser verificado)

  • Número de telefone de contato (deve ser verificado)

  • Nome da organização

  • Endereço da organização

  • Número de telefone da organização

  • Site da organização

Leia o contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play, que lista os termos de uso, questões de pagamento, privacidade e produtos. Se você concordar com tudo, será preciso aceitar os termos, preencher o formulário e clicar em Criar conta e pagar (Create account and pay).

  1. Na página seguinte, você precisará inserir seus dados de pagamento para pagar a taxa única de inscrição de $25. Clique em Pagar (Pay) quando quiser finalizar.
Você pode pagar pelo registro de sua conta de desenvolvedor no Google através do GPay ou usando seu cartão de crédito ou débito. Os cartões pré-pagos não são aceitos. O tipo de cartão aceito pode variar de acordo com o local.
  1. Depois disso, aparecerá um pop-up confirmando que você criou sua conta de desenvolvedor do Google. Você pode clicar em Ir para o Console de Jogo (Go to Play Console) para acessar seu menu de conta de desenvolvedor e definir suas preferências e detalhes de conta.
Go to play console confirmation
Verifique a ajuda do Play Console para obter mais informações sobre o gerenciamento da conta do desenvolvedor.
Você pode solicitar suporte oficial do Google para solução de problemas visitando a página Fale conosco.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma regra de segurança que os clientes são obrigados a utilizar, dependendo da configuração de sua loja.

Caso você tenha a autenticação de dois fatores habilitada e nos tenha concedido acesso global, você deve adicionar seu número de telefone e o número corporativo da InEvent para que possamos publicar o aplicativo.

Por favor, contate seu representante de compras para obter o número que deve ser digitado.

Clique aqui para saber como configurá-lo.

Como posso criar um ambiente de teste para minha aplicação?

O Google Play Console fornece recursos de configuração para ajudar você e outras pessoas a testar em fase beta o licenciamento de seu aplicativo antes que ele seja publicado. Ao implementar o licenciamento, você pode fazer uso dos recursos do Play Console para testar as políticas de sua aplicação e o tratamento de diferentes respostas de licenciamento ou condições de erro.

O teste beta de seu aplicativo permite que você corrija qualquer problema técnico ou de experiência do usuário com o menor impacto possível para que você possa lançar a melhor versão de seu aplicativo no Google Play.
Através do licenciamento do aplicativo, você é capaz de criar uma lista de contas Gmail para testar sua integração de faturamento e assinatura no aplicativo. Sua própria conta de desenvolvedor é sempre considerada um testador licenciado.

Configurando o licenciamento do aplicativo

  1. Acesse o Google Play Console
  2. Clique em Configuração (Settings) > Teste de licença (License testing)
  1. Na caixa Adicionar testadores de licença (Add license testers), você pode inserir os endereços Gmail de seus testadores.
  2. No canto inferior direito da tela, selecione Salvar mudanças (Save changes).
Para mais informações sobre licenciamento, consulte esta página.

O que é um teste interno, fechado ou aberto?

Usando o Play Console, você pode testar seu aplicativo em três diferentes grupos de testes antes de liberá-lo para a produção.

Cada grupo de teste ajudará você a reunir o feedback necessário para fazer as mudanças em seu aplicativo enquanto você continua a desenvolvê-lo.

Teste interno

Este é um tipo de teste mais pessoal. A aplicação é compartilhada com até 100 testadores, que testam a aplicação em busca de problemas, bugs e falhas.

Teste fechado

O recurso de teste fechado é usado para testar a versão de pré-lançamento do aplicativo com um grupo maior de testadores em comparação com os testes internos.

Teste aberto

Esta é a forma final e mais extensa de testes de aplicação, pois qualquer pessoa pode participar do programa de testes e enviar feedback. Você pode executar o teste com um grande grupo de pessoas e colocar a versão de teste do aplicativo no Google Play.

Para mais informações sobre como configurar testes internos, abertos ou fechados, visite esta página.


Este artigo foi útil?