Gamificação

Gamification é uma solução na plataforma que permite criar atividades de engajamento para os participantes com base no cumprimento de tarefas. Suas interações são comunicadas pelo participante e moderadas na plataforma ou app ao vivo pelo administrador. É possível medir os resultados da pontuação dos participantes, bem como criar recompensas para eles também.

Como habilitar a funcionalidade?

Clique em Configurações > Ferramentas. Clique em Editar, desça até a seção InEvent App e habilite a funcionalidade Gamificação. Clique em Fim para concluir.

Como faço para incluir uma missão na ferramenta?

Com uma estratégia em mãos, é hora de configurar as informações na plataforma por meio do caminho Marketing > Interativo > Gamificação.

Após esse passo clique em + Adicionar missão no menu superior ao lado esquerdo. Preencha o título do game, a descrição e quantos pontos valem esta atividade. Depois clique em Criar.

Não há limites na plataforma para inclusão de missões.

Como faço para remover uma missão?

Para remover uma missão basta clicar em Editar, selecionar a missão que deseja excluir, clicar em Remover e Fim

Posso moderar missões?

Todas as missões podem ser moderadas pelos administradores. Para definir se todas as missões devem ser aprovadas automaticamente ou não, clique em Configurações > Ferramentas > Editar e role a página para baixo até ver a seção Controle e habilite ou desabilite Missões na gamificação.

Se as missões na gamificação estiverem ativadas, todas as missões serão automaticamente aceitas depois de enviadas. Se estiver desabilitado, os organizadores do evento precisarão aceitar ou rejeitar todas as missões.

Como aprovo ou rejeito missões?

  1. Ao clicar em Marketing > Interativo > Gamificações, você verá todas as missões.
  2. Clicando na missão exibirá uma nova tela à direita com a lista de pessoas que completaram a missão.
  3. O administrador pode verificar se a atividade foi feita acordo com o que foi solicitado clicando no botão azul Ver postagens e se não, você pode rejeitar a missão clicando em Editar no canto superior direito e pressionando o ícone laranja (X) para rejeitar o missão ou o ícone de verificação azul para aprová-la.
  4. Ao terminar, clique em Fim.

Para ver a classificação baseada nas aprovações e pontuação utilize o botão Ver classificação. Clique no participante para verificar a data e horário que ele finalizou o game

O botão azul Ver postagens redireciona o administrador para as postagens do feed, o que ajuda a tornar a moderação do administrador mais fácil.

Como faço para visualizar e finalizar uma missão através do app?

Para visualizar e finalizar as missões através do app, clique no Menu inferior e depois na aba Gamification. Selecione a missão e após completá-la, clique em Enviar. O status da missão será exibido como Pendente ou Concluído, dependendo das configurações do evento.

Classificação (Ranking)

Para ver a classificação com base nas aprovações e pontuação, use o botão Ver classificação no canto superior esquerdo da tela. Clique no participante e uma janela será aberta à direita, contendo a data e a hora em que o participante terminou o jogo.

Então, você deverá ver uma página semelhante a esta:

Como posso ver a classificação ao usar o aplicativo?

Clique na guia do menu e em Classificação.

É possível extrair um relatório com a pontuação e a quantidade de respostas dos participantes?

Sim, é possível. Para isso clique em Ver Classificação > Editar > Relatório. O relatório em formato .xls será baixado automaticamente.

Quais são os melhores jogos para eventos virtuais?

Quizzes divertidos e curiosidades

A criação de questionários e curiosidades divertidos pode alegrar a atmosfera de um evento ou reunião de equipe. Por exemplo, você pode perguntar aos participantes sobre seu destino de viagem favorito ou sua série de TV favorita.

Existe uma variedade de aplicativos que podem ajudá-lo com questionários e curiosidades. Kahoot é uma ótima opção, pois é amigável, interativo e visualmente atraente. Os jogadores ganham pontos com respostas corretas e os vencedores são apresentados em um pódio final.

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é um jogo em que você tem uma lista de itens a encontrar ou desafios a cumprir, muitas vezes competindo contra outras equipes e com limite de tempo. Pode ser uma ótima atividade de construção de equipes (team-building) e servir como uma plataforma para conhecer melhor cada membro.

Em um formato virtual, você pode definir uma lista de desafios para as pessoas fazerem em casa. Por exemplo, você pode pedir aos participantes que compartilhem uma selfie com sua caneca favorita, resolvam um enigma ou gravem a si mesmos fazendo uma dança ao estilo TikTok. Em seguida, você pode atribuir pontos a cada um dos itens de acordo com sua dificuldade.

Você pode usar nosso recurso de gamificação para isso.

Escape rooms virtuais

Uma sala de fuga (Escape room ou Escape60) é um jogo de aventura no qual uma equipe de jogadores se encontra em uma sala e deve descobrir pistas escondidas e resolver quebra-cabeças para progredir e “escapar” da sala.

Salas de fuga virtuais seguem os mesmos princípios sem um ambiente físico, e diferentes equipes devem resolver enigmas e quebra-cabeças em um período de tempo fixo. Esta experiência compartilhada pode impulsionar a colaboração e o espírito de equipe.

Algumas das salas de fuga virtuais mais populares incluem:

Jogo de Categorias (Scattergories)

Este é um jogo multiplayer popular no qual os jogadores jogam dados com letras e preenchem uma lista de itens começando com aquela letra dentro de certas categorias.

Essas categorias podem ser qualquer coisa, como cores, atores, cidades, filmes, etc. Cada resposta original dá aos jogadores um ponto e o jogador com mais pontos no final de um tempo determinado vence.

Na versão online do jogo de categorias, disponível no Scattergories, você pode configurar o seu jogo, escolher o tema que deseja e enviar um link a todos os participantes. Por ser fácil de jogar e os participantes se identificarem com ele, o jogo pode envolver as pessoas e se concentrar.

Bingo humano virtual

Em um bingo humano, o organizador cria cartões de bingo listando fatos interessantes sobre os participantes. Podem ser itens personalizados, como “toca piano” ou “morou na Nova Zelândia”. Alternativamente, esses itens podem ser mais gerais, como “gosta de nadar”, “pode assobiar”, "não tem filhos" ou "tem um pet".

Em seguida, o organizador mostra as folhas de bingo e dá aos participantes tempo para se misturar e encontrar pessoas que combinem com as cartas. Como de costume, o jogo termina quando alguém grita bingo (depois de preencher a ficha) ou quando o tempo estipulado termina.

Este jogo é um grande entretenimento e permite que os participantes se conheçam melhor. Uma ótima maneira de configurá-lo online é usar uma plataforma de eventos virtuais e ativar a Roleta de Networking.

Tabuleiro virtual e jogos de cartas

Tendo em mente o número de participantes ou membros da equipe envolvidos, você também pode considerar as versões online dos clássicos jogos de tabuleiro e cartas. Por exemplo, jogos como damas, xadrez e gamão estão disponíveis em PlayingCards.

Outras opções de jogos

Outros jogos clássicos adequados para jogo remoto incluem Imagem e Ação, onde você desenha algo e outros jogadores têm que adivinhar o que é, e Mafia (também conhecido por Among Us) em que cada jogador recebe secretamente uma função dentro de uma equipe e tem que eliminar os suspeitos .


Este artigo foi útil?