Live Studio - Configurações

Ao selecionar Live Studio como o modo de vídeo da sala, o anfitrião poderá alternar entre duas abas: Transmissões (Streams) e Configurações. Neste artigo você aprenderá sobre todas as possibilidades na aba de Configurações.

Configurações

Na guia Configurações, o anfitrião da sala será capaz de controlar o layout, as sobreposições e o fundo.

Movendo a guia Configurações

Por padrão, a guia Configurações estará no lado esquerdo da sala onde pode ser trocada com a guia transmissões usando um botão de alternância.

Se você quiser ver ambas as abas sem ter que usar o botão de alternância, você pode mover a aba Configurações para o lado direito da sala, clicando Mover para direita.

Se você quiser voltar ao layout original, clique Mover para o menu da esquerda.

movendo a aba configurações

Layout

Há 7 opções de layout:

  1. Automático

Este layout permitirá que você configure dois layouts que serão alternados automaticamente com base no compartilhamento de tela ou não. Para configurar os dois layouts, pressione o ícone de engrenagem no canto superior direito da opção Layout automático, selecione o layout Regular e o layout Compartilhamento de tela e pressione Salvar.

layout automatico
Se o anfitrião tiver que atualizar sua página ou deixar a sala, as configurações automáticas de layout não serão afetadas.
  1. Galeria

Permite que o público veja uma miniatura de todos os apresentadores em um padrão de grade.

Layout Galeria
  1. Hangout

Permite que o público veja uma miniatura de todos os apresentadores em um padrão de grade em tela cheia, sem que nenhum fundo seja exibido.

Layout Hangout
  1. PIP (Imagem em Imagem)

Permite que o público veja um apresentador ou tela em tela cheia ao mesmo tempo em que as miniaturas dos outros apresentadores são exibidas na parte inferior da sala.

Layout PIP (Imagem em Imagem)
  1. Single (Único)

Defina a tela como somente Foco, ou seja, se houver vários apresentadores, somente a pessoa que está falando será exibida na tela. Se uma tela ou apresentação for compartilhada, ela será exibida sozinha.

Layout Single (Único)
  1. Movie

Define um apresentador/partilha de tela como o ponto focal da tela, com as miniaturas de outros apresentadores exibidas na parte inferior da sala.

Layout Movie
  1. Slides

Define um apresentador/partilha de tela como o ponto focal da tela, com as miniaturas de outros apresentadores exibidas no lado direito da sala.

Layout Slides

Sobreposições (overlays)

Uma sobreposição de fluxo é um conteúdo gráfico que é sobreposto ao conteúdo do fluxo ao vivo. Estes gráficos são geralmente posicionados ao redor das bordas da tela para que o centro permaneça desobstruído.

O Live Studio oferece a opção de sobrepor seu logotipo, lower third e chyrons no topo do conteúdo do live stream.

O logotipo da empresa pode ser exibido na parte superior esquerda, superior direita, inferior direita, ou não ser exibido de forma alguma.

Sobreposição de logo
Por padrão, o logotipo será o ícone principal recuperado das imagens de sua empresa. Se você deseja personalizá-lo, clique aqui para saber como.
  1. Lower Third (Terço inferior)

O terço inferior é uma sobreposição gráfica que será exibida na área inferior da tela. Para ter os terços inferiores em sua sessão, digite o título e a mensagem > e ative o botão correspondente, como mostrado no gif abaixo.

Caso você precise fazer alterações, edite o texto e clique em Aplicar para atualizar o terço inferior.

Se a mensagem que você digitar for muito longa, um dispositivo automático de rolagem será ativado.

Como um anfitrião de sala, você poderá digitar tanto um título quanto uma mensagem e salvar os terços inferiores como predefinidos para serem reutilizados.

lower third no virtual lobby
Você também pode ter perguntas feitas pelos participantes na aba Perguntas sendo publicadas na transmissão ao vivo e compartilhadas com outros participantes via Lower third. Clique aqui para aprender como fazer isso.
  1. Chyron

O chyron é uma legenda gerada eletronicamente que ocupa a área inferior da tela e irá sobrepor o fluxo. Para ter um chyron em sua sessão, lembre-se de ativar o botão correspondente, como mostrado no gif abaixo. O texto do chyron pode ser salvo como predefinido para ser reutilizado.

utilizando o chiron no Live Studio

  1. Predefinições

Se você desejar reutilizar textos ou simplesmente tê-los preparados antes do evento entrar em funcionamento, você pode adicionar predefinições para os Lower Thirds e Chyrons. Você só precisa selecioná-los no menu suspenso, como mostrado na imagem abaixo:

predefinições do chyron

  1. Stream Label (Rótulo de transmissão)

A etiqueta do fluxo lhe dá a opção de esconder a etiqueta do nome e os cabeçalhos. No topo você pode ver ambas as opções habilitadas e abaixo quando elas estão desabilitadas.

Stream Label (Rótulo de transmissão)

Imagem de fundo

Você será capaz de personalizar seu fundo de transmissão ao vivo com diferentes cores, imagens ou vídeos, como mostrado abaixo:

Imagem de fundo
Caso deseje mudar a cor de fundo, adicionar imagens e vídeos de fundo a partir do backend, também é possível seguindo as etapas aqui.
Quando o anfitrião inicia a transmissão, a janela da sessão é atualizada e a transmissão do Live Studio começa simultaneamente com o fundo selecionado.

Além da opção de escolher entre as alternativas que a InEvent lhe oferece, você também poderá carregar suas próprias fotos e vídeos. Para fazer isso, clique no botão + e selecione um arquivo de seu dispositivo.

Imagem de fundo
Se o vídeo que você está enviando tiver som, você poderá ligá-lo e desligá-lo para reproduzir ou pausar a música de fundo em sua transmissão ao vivo. Para isso, clique no ícone de alto-falante no canto superior direito da seção Vídeos, conforme imagem acima.


Este artigo foi útil?