Editor de e-mail

Este artigo pretende ensinar-lhe como enviar e-mails personalizados ou alguma comunicação específica que você deseja passar aos participantes do evento ou alguma lista pré-determinada.

Tipos de E-mails

Existem dois tipos de email: automático e personalizado.

  1. E-mails Automáticos

A ferramenta Editor de E-mail permite também personalizar os e-mails automáticos do evento, sendo estes:

  • E-mail de Pré-Inscrição
  • E-mail de Confirmação
  • Convite de Ticket
  • E-mail de Rejeição

Para mais informações sobre os e-mails automáticos, clique aqui.

  1. E-mails personalizados

O Editor de e-mail permite aos usuários enviar convites e e-mails personalizados para seus convidados, participantes e também para listas customizadas de pessoas.

Como criar um e-mail personalizado?

Para acessar a página de editor de e-mail clique em Marketing > Comunicação > Editor de e-mail.

Marketing > Comunicação > Editor de e-mail

Clique em + Novo E-mail ao lado esquerdo do menu superior. Adicione o assunto do e-mail, escolha o Modelo e pressione Criar.

Tela para adicionar o assunto, template e criar o e-mail

Design

Após adicionar o assunto de seu e-mail e escolher o modelo de e-mail, você será direcionado para a página de design e personalização do e-mail. O primeiro passo é definir o design (título, texto, tamanho e formato da letra tipográfica, inclusão de imagem, redes sociais, rodapé, links dinâmicos e conteúdo dinâmico, cores de fundo e margens.

Adicionando seções

Você encontrará seis categorias contendo diferentes opções para criar seções em seu e-mail. Para adicionar uma seção, arraste-a da esquerda para o e-mail da direita.

  • Tipografia: Nesta seção você encontrará cabeçalhos e modelos de texto de diferentes tamanhos de fontes e formatos, com e sem ícones e botões editáveis, listas e tabelas.

  • Mídia: Aqui você verá opções para inserir imagens, um código QR editável e todos os patrocinadores de seu evento que você adicionou anteriormente em Evento > Patrocinadores.

  • Layout: Adicione divisões a suas seções de e-mail.

  • Botão: Insira diferentes botões, tais como 'App download', 'Adicionar ao calendário' e o Voucher de Bilhete Digital do participante.
  • Social: Adicione links de mídia social ao seu e-mail. Para editá-los, navegue até Evento > Detalhes.
  • Rodapé: Escolha entre 2 opções de rodapé para seu e-mail.
As dimensões recomendadas para as imagens de cabeçalho no e-mail são de 750 X 275 ou para uma resolução mais baixa, as dimensões sugeridas são de 600 X 220.
Opções de customização do e-mail
Seções de edição

Você pode reorganizar, duplicar e excluir seções usando a barra de menu no canto superior esquerdo de cada seção.

Você também pode mudar os ícones e torná-los clicáveis, como mostrado abaixo.

editando email
Configurações das seções
  • Conteúdo do texto

Para adicionar texto e links a uma seção, clique no texto e uma caixa de edição se abrirá no lado esquerdo. Aqui você pode inserir seu conteúdo Dinâmico que contém tanto informações sobre seu evento quanto informações sobre uma pessoa. Você pode adicionar links dinâmicos, por exemplo, ao seu website, formulário de inscrição, página de download e página de conta. Além disso, você poderá adicionar imagens, tabelas, links, formulários e editar o formato do e-mail. 

Clique aqui para mais informações sobre como usar o conteúdo dinâmico.

Para uma boa visualização do e-mail no Outlook, recomendamos a aplicação das dimensões 600 X 200.
  • Fundo

Você pode escolher a cor da seção no seletor de cores ou digitar o código hexadecimal da cor que você gostaria de ter. Você pode perguntar ao Google qual código hexadecimal representa cada cor. Por exemplo, o azul é #0000FF.

  • Preenchimento

O preenchimento contorna todos os quatro lados do conteúdo e você pode direcionar e mudar o preenchimento para cada lado (assim como uma margem).

  • Mostrar conteúdo

Você pode decidir se deve mostrar ou ocultar determinado conteúdo de uma seção. Nem todas as seções têm esta opção disponível.

editando o email

Destino

Uma vez que você tenha terminado de editar o e-mail, clique no botão Destino para escolher os destinatários de seu e-mail.

Usando as duas barras suspensas disponíveis, você pode selecionar uma gama de opções.

  • Na primeira, você pode optar por enviar a todos os participantes, a todos os convidados, ou a qualquer lista personalizada já criada.
  • Na segunda barra, você pode selecionar o grupo de pessoas que receberá o e-mail, como participantes com inscrição aprovada, inscrição negada, participantes presentes e ausentes, RSVP aceito, recusado ou aguardando, e várias outras opções.
Destino do e-mail > Selecionando pessoas ou listas

Além de selecionar grupos de pessoas, você também pode escolher pessoas manualmente. Para fazer isso, basta selecionar Seleção manual na segunda barra suspensa. Então você poderá escolher, clicando nas caixas de seleção, os endereços de e-mail para os quais você deseja que os e-mails sejam enviados.

Captura de tela destino > seleção manual

Revisão e envio

Em seguida, clique na aba Revisão na parte superior da tela. Aqui podemos confirmar o assunto do e-mail e também definir a hora em que o e-mail será enviado. Você pode agendar a data e a hora específica que prefere enviar o e-mail. Para fazer isso, clique no botão Editar no campo Enviar e-mail

Captura de tela Revisão > Enviar e-mail

Após definir esta informação, clique no botão azul Salvar e depois pressione o botão verde Enviar.

Captura de tela: Enviar e-mail > Salvar > Editar
Todas as mensagens programadas são programadas de acordo com o fuso horário de seu evento. Para verificá-lo, clique em Evento > Detalhes > rolar para baixo até ver o Fuso Horário.

Além disso, você também pode criar um gatilho para seu e-mail, tal como enviá-lo assim que alguém responder a um formulário específico. Para fazer isso, clique em Editar no campo Gatilho.

Captura de tela: selecionando o gatilho de seu e-mail

Selecione a opção de formulário que você deseja linkar para o e-mail e clique no botão azul Salvar

Escolhendo o gatilho do e-mail > Salvar
Depois de enviado, o e-mail personalizado não pode mais ser editado. Se você deseja editar um e-mail que já foi enviado, deve copiar este e-mail, fazer os ajustes necessários, selecionar o público-alvo e, em seguida, reenviá-lo.
Como Pré-visualizar um e-mail antes de enviar?

Você pode visualizar o e-mail em um computador ou em um smartphone, ou você pode enviar uma visualização prévia para seu e-mail.

Para fazer uma pré-visualização do seu e-mail você precisa clicar em Visualizar no canto direito do menu superior. Em seguida, pressione o botão azul Enviar pré-visualização se você quiser enviar o e-mail de visualização para você mesmo ou para outro usuário.

O email de pré-visualização não utilizará créditos de envio de emails. Clique aqui para mais informações.
Como visualizar um e-mail e enviar uma pré-visualização

Para enviar uma pré-visualização, use a barra suspensa para escolher uma pessoa e clique em Enviar pré-visualização.

Enviar pré-visualização > Escolhendo destinatário
Você pode pré-visualizar e-mails automáticos mesmo depois deles serem enviados aos participantes. Porém, quando se trata de e-mails personalizados, você só pode enviar uma prévia para si mesmo antes de enviá-la. Depois de enviar um e-mail personalizado para os participantes, essa opção não estará mais disponível.

Gestão de e-mails

  • Para saber como verificar as estatísticas de e-mail, reenviar, copiar, excluir um e-mail e cancelar a inscrição na lista de e-mails, clique aqui.
  • Se você deseja rotular seu aplicativo de evento como white label, bem como ter e-mails personalizados, dê uma olhada neste artigo.
  • Para evitar que a cota de e-mails de seu evento seja bloqueada devido a uma alta taxa de retorno, verifique este aqui.


Este artigo foi útil?