Venda de ingressos: passo-a-passo

Usando o painel de gerenciamento de ingressos, você poderá configurar seus ingressos, cupons e pagamentos, além de criar diversos tipos de ingressos para o seu público e analisar o sucesso do seu evento. Além disso, você também pode separar tickets por grupo, segmentação, formulário personalizado ou nome de convidado.

Como habilitar/desabilitar a funcionalidade?

Para habilitar a ferramenta de tickets, clique em Configurações> Ferramentas> Editar> role para baixo até ver a seção Registro> habilite ingressos marcando a caixa de seleção correspondente> pressione Fim para salvar as alterações.

Ativando a ferramenta de ingressos

Se os ingressos forem um requisito para se inscrever em seu evento, você também deve se certificar de que a obrigatoriedade de Ingresso está ativado. Para fazer isso, ainda, na página de ferramentas do evento, role para baixo até a seção Controle e certifique-se de que a obrigatoriedade de Ingresso está definido como Sim. Caso esteja definido como Não, pressione Editar> marque a caixa de seleção correspondente> clique em Fim para salvar as alterações.

Como criar ingressos?

Manualmente

Para criar tíquetes, vá para Marketing> Registro> Ingressos e pressione o botão + Adicionar ingressos no canto superior esquerdo. Em seguida, digite o nome do bilhete, preço e pressione Criar.

Usando uma planilha

Você também pode importar ingressos em massa para a plataforma usando uma planilha. Para isso, na página Ingressos, pressione Editar > Importar > Baixar arquivo padrão.

A planilha vem com um exemplo de como preencher cada uma das colunas. Uma vez concluído, o arquivo deve ser salvo em seu computador e depois importado usando o botão de arquivo verde ao lado de Importar em nossa plataforma, como mostrado abaixo, então, clique no botão Importar.

Como importar ingressos em massa

Como editar as informações de um ingresso?

Vá para o lado direito e pressione o botão azul no bilhete que deseja editar. Isso abre um painel à direita, onde você pode editar as informações do seu tíquete, como:

Informações básicas

  • Nome: qual o nome do ingresso (Ingresso VIP, Acesso patrocinador).
  • Descrição: o que o ingresso dá direito (brindes, acessos exclusivos, palestras).
  • Entrada: por onde o portador do ingresso deve entrar no evento.
Grupo

Você pode usar isso para agrupar visualmente os ingressos no momento da compra. Isso afetará como os ingressos são exibidos no formulário de compra.

Você pode criar grupos de tickets pressionando + Adicionar grupo no canto superior esquerdo. Uma nova janela aparecerá e você deverá digitar o nome do Grupo e definir que haverá uma Restrição.

Em Restrição, você pode escolher entre:

  • Nenhum: se você selecionar esta opção, não haverá limite de quantos ingressos podem ser adquiridos neste grupo específico.
  • Um tipo de ingresso: se você selecionar esta opção, os candidatos poderão comprar apenas um ingresso deste grupo específico. Veja o exemplo abaixo (ingressos gerais).

Em seguida, você precisará rolar para o lado direito e pressionar o botão azul no tíquete que deseja adicionar a um grupo. Isso abrirá um painel abre um painel à direita. Role para baixo até ver Grupo e selecionar um grupo na barra suspensa.

É assim que os grupos criados e suas restrições serão exibidos no formulário de compra:

Formulário personalizado para o convidado

Se o comprador deste ingresso o enviar para outra pessoa e houver um formulário customizado atribuído, o destinatário do ingresso deverá preencher este formulário para aceitar o ingresso.

Para fazer isso, você precisará:

  1. Crie um formulário customizado com as perguntas que você gostaria que o convidado respondesse.
  2. Em seguida, na tela de tickets da plataforma, escolha o tipo de ticket ao qual deseja adicionar o formulário, clique em Editar, vá até a seção formulário customizado do convidado e escolha o formulário específico para aquele ticket. Em seguida, clique no botão Fim para salvar suas alterações.
O preenchimento do formulário de inscrição ainda será obrigatório para que esse usuário aceite o tíquete e confirme sua presença. O que o formulário personalizado para o convidado fará é adicionar outras perguntas ao formulário de registro original. Caso não queira que o hóspede tenha que preencher o formulário, você pode preenchê-lo em nome do seu convidado. Clique aqui para mais informações.

Configuração de venda:

  • À venda: o ingresso já pode ser adquirido pelo formulário? Em caso positivo, escolha SIM. Caso ninguém possa ver o ingresso, ou ele ainda não deve ser liberado, assinale NÃO.
  • Capacidade: quantidade total de ingressos disponíveis para compra no evento.
  • Compra Mínima: quantidade mínima de ingressos por compra.
  • Compra Máxima: quantidade máxima de ingressos por compra.
  • Limite de compra: quantidade total de ingressos que um mesmo participante pode comprar.
  • Preço: valor a ser pago pelo ingresso.
  • Descontos: crie políticas de desconto automáticas para cada ingresso. Clique aqui para saber mais.

Controle de segmentação

Você pode controlar quem pode visualizar ou comprar ingressos específicos usando o controle de segmentação. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

  1. Depois de criar um ingresso, crie uma Lista customizada e adicione a essa lista os usuários que terão acesso a esse ingresso.
  2. Em seguida, vá em Marketing> Inscrição> Ingressos e selecione o ticket que deve ser visualizado apenas pela lista que você acabou de criar. Pressione o botão azul à direita e pressione o botão Editar na parte superior da tela.
  3. Em seguida, role até a seção Controle de segmentação para selecionar a lista desejada. Em seguida, pressione o botão + Adicionar lista. Para finalizar a ação, você deve pressionar Fim.

Gatilhos: atribuição de usuários de ingressos a listas

Os usuários que possuem este ingresso serão sincronizados automaticamente com a lista selecionada na barra suspensa.

Ao atribuir usuários de ingresso a listas associadas a atividades da agenda, você pode configurar quais atividades um tipo de tíquete terá permissão para acessar.

Para vincular ingressos a atividades para restringir quem pode acessá-los, você deve primeiro:

  1. Crie listas personalizadas, seguindo as etapas listadas aqui.
  2. Anexe as listas às atividades. Você pode aprender como fazer clicando aqui.
  3. Navegue até Marketing> Ingressos> Ingressos na plataforma. Em seguida, selecione o ingresso que deseja conectar à lista específica. Clique no botão azul, à direita e, em seguida, em Editar.
  4. Uma nova janela será aberta no lado direito. Role para baixo até encontrar o campo Atribuir o usuário do ticket à lista. Escolha a lista que deseja anexar a este tíquete específico e pressione Fim.

Feito! Agora, apenas os participantes que compraram ingressos específicos terão acesso a certas atividades.

Lote de preço

Você pode criar lotes de preços diferentes para o seu bilhete. Para adicionar um lote, pressione + Adicionar lote.

Adicione o valor e a data em que gostaria de começar a vender este lote.

Quando terminar, pressione Fim para salvar os dados. A data de término de um lote é a data de início do lote seguinte.

Seus convidados, ao preencherem o formulário de inscrição, poderão adquirir os ingressos. O preço exibido será o relevante para a data de compra.

Como faço para excluir um ingresso?

Para excluir um tíquete, clique em Editar no canto superior direito, selecione o tíquete marcando a caixa de seleção no lado esquerdo e o botão Remover aparecerá no canto superior direito. Pressione o botão Remover e clique no botão Fim no canto superior direito para terminar.

Como associo um tíquete a um participante?

Para associar manualmente um tíquete a um participante, pressione Pessoas> Participantes> Editar no canto superior direito e clique em um participante da lista. Uma nova tela será aberta do lado direito com todas as informações do participante.

Na nova tela à direita, role para baixo até Ingresso e, usando a caixa suspensa, selecione um tíquete para o participante. Clique em Fim para salvar as alterações.

Atribuindo um ingresso a um participante

Também é possível disponibilizar o bilhete digital através de um voucher, que pode ser enviado ao participante por e-mail ou na aplicação móvel. O Vale Bilhete Digital é personalizável e o administrador do evento pode escolher quais informações ele apresentará (como QR Code ou gateway, por exemplo).

Para isso, clique em um participante e, em seguida, no menu à direita. Agora, clique no ícone do Voucher, destacado em verde abaixo:

Acessando o voucher de um participante

Para saber mais sobre os vouchers de ingresso digital, leia o voucher de ingresso digital.

É possível enviar um ticket para outra pessoa?

Sim! Por favor, leia este artigo para mais informações.


Este artigo foi útil?