Escolhendo seu modo de vídeo da sala

Depois de ativar sua sala virtual, você poderá escolher o Modo de Vídeo da sala.

Consulte seu plano para entender que modos de vídeo da sala estão disponíveis para você.

As suas opções (dependendo do plano) são:

  1. Pré-gravado
  2. Sala de controle
  3. Live Studio
  4. Videoconferência
  5. Videoconferência Pro
  6. Transmissão RTMP
  7. Link Externo

Abra o menu para selecionar e então complete os passos necessários dependendo de sua escolha.

Modo de vídeo da sala > opções.
Se o administrador mudar o modo de vídeo enquanto uma atividade estiver acontecendo, a mesma se atualizará automaticamente no lobby sem a necessidade dos participantes recarregarem a página. Todos os participantes devem ver uma mensagem pop-up informando-os de que o conteúdo ao vivo foi alterado e o novo modo de vídeo da sala será exibido para todos na sala.
  1. Pré-gravado

O modo sala Pré-gravado permitirá que você tenha vídeo sob demanda (VOD - Video on Demand), permitindo que os telespectadores assistam aos vídeos selecionados sempre que for conveniente para sua agenda. Clique aqui para saber como ativar e usar o modo de vídeo da sala Pré-gravada para ter conteúdo sob demanda em suas atividades online.

  1. Sala de controle

A Sala de Controle separa claramente as tarefas dos eventos virtuais na transmissão ao vivo e fora dela, permitindo que você gerencie as configurações dos alto-falantes e espectadores em uma barra de controle e escolha diferentes layouts de tela. Leia este artigo para saber mais sobre os benefícios e funções de usar a opção Sala de Controle.

  1. Live Studio

Com o Live Studio, você pode melhorar seu streaming adicionando animações, lower thirds, chyrons e fundos personalizados. 

Gif mostrando as funcionalidades do Live Studio

Confira este artigo para aprender como usar o Live Studio como o modo de vídeo da sala em uma sessão.

  1. Videoconferência

Ao escolher Videoconferência para o modo de vídeo da sua sala, a Sala de Controle será desativada e WebRTC (Real Time Communication) será ativada. Você poderá ter até 9 apresentadores simultaneamente em uma sessão ao vivo, de forma fácil, inclusiva e acessível. Qualquer equipamento moderno poderá acessar a atividade e ela irá requerer uma menor largura de banda na conexão com a internet.

Ao desabilitar a Sala de Controle e habilitar o modo de Videoconferência, todos os participantes devem ter um CPU i7 Quad Core (physical core) ou superior e uma conexão mínima de 0,5 Mbps por palestrante.
Barra de seleção do modo de vídeo da sala
Feed de vídeo limpo
Feed de vídeo limpo
Um feed limpo é idêntico à saída do programa principal, mas sem nenhum caption inserido nele. Em outras palavras, um feed limpo é um sinal de vídeo que não possui gráficos e texto adicionados.

Ao usar os modos de vídeo Videoconferência, Videoconferência Pro e Sala de controle, os administradores e o staff verão uma opção para abrir um feed de vídeo limpo.

Ao utilizar um feed limpo, os administradores serão capazes de obter um sinal de vídeo sem nenhum gráfico ou texto adicionado a ele, colocar esse vídeo em um mixer e, em seguida, enviar o feed de volta para outra fonte.

Dentro de uma sala configurada com os modos de vídeo da sala listados acima, clique no botão no canto inferior direito (destacado na imagem abaixo) para abrir um feed de vídeo limpo.

Open clean video feed

Você será levado a uma nova janela e verá uma mensagem pop-up solicitando que você pressione o botão Início para iniciar um feed de vídeo limpo.

Confirm the clean video feed

Após pressionar Início, uma saída de vídeo e áudio limpa desse stream específico será iniciada no modo de tela cheia. O vídeo limpo e o stream de áudio têm áudio isolado.

  1. Videoconferência Pro

É uma opção similar à video conferência, porém com maior capacidade de apresentadores na sala. Ao selecionar Videoconferência para o seu modo de vídeo e ser assinante de um plano que inclui a Videoconferência Pro, você será capaz de ter até 17 apresentadores simultâneos na sala.

​Para ativar a Videoconferência Pro, vá para Configurações > Ferramentas > aperte Editar > role a barra lateral até ver a opção Videoconferência Pro sob a sessão Live e ative-a marcando a checkbox. Se a palavra Comprar aparecer ao lado desta opção, é porque ela não está disponível em seu atual plano.

Seleção do modo de vídeo da sala e aviso sobre necessidade de um dispositivo com maior poder de processamento para utilizar este modo de vídeo
Modo palestrante e galeria

Se o layout escolhido para o Virtual Lobby for o Neo, os usuários verão dois formatos de vídeo usando o modo Videoconferência:

  • Modo palestrante: O video em destaque será o de quem estiver falando no momento, alternando entre os outros participantes quando eles também falarem.
  • Modo galeria: permite que você veja todos os participantes que estão na transmissão, em forma de grade, que aumenta ou diminui a medida que outras pessoas entram ou saem.

Os participantes também poderão selecionar o modo que preferirem, conforme mostrado na imagem abaixo:

Escolhendo o layout para assistir a transmissão dentro da sala

Videoconferência é o único modo de vídeo do Virtual Lobby que permite que o usuário selecione o modo de exibição da transmissão.
  1. Transmissão RTMP

Você pode escolher Transmissão RTMP como o modo de vídeo da sala para transmitir ao vivo uma sessão usando um software externo como OBS, Wirecast, vMix ou qualquer outra plataforma de transmissão ao vivo. Ao selecionar essa opção, um botão azul aparecerá com o título Ver informações. Clique neste botão para abrir a janela pop-up com o código RTMP que você precisa copiar para o seu software

A RTMP tem melhor suporte em termos de integração de players de vídeo e fornecedores em nuvem. Por outro lado, o WebRTC oferece uma experiência de streaming mais rápida com latência quase em tempo real. Como cada tecnologia tem seus próprios pontos fortes e limitações, elas podem ser selecionadas com base no caso de uso, nos esforços/tempo de desenvolvimento e nas habilidades das pessoas.

Mudando o modo de vídeo da sala para Transmissão RTMP

A InEvent fornece múltiplos Endpoints para previnir falhas. Todos os terminais não precisam ser ativados ao mesmo tempo.

Se você estiver enfrentando problemas de buffer ao usar os dois primeiros endpoints, ative Low Latency (AWS) como seu endpoint.

Se você mudar o modo de vídeo da sala de RTMP para um modo diferente e depois mudar de volta para RTMP, o streaming não será retomado automaticamente porque uma nova Chave de Fluxo será gerada.
Requerimentos para utilizar RTMP

720p

  • Bitrate: 2,500kbps
  • Frame rate: 30fps

1080p

  • Bitrate: 5,000kbps
  • Frame rate: 30fps

Nós recomendamos 10 Mbit para uploads.

Nós não recomendamos utilizar 60fps porque os requisitos de largura de banda é muito alto e nosso servidor provavelmente irá reduzir para 30fps de qualquer maneira.

Ao escolher esta opção como o modo de vídeo da sua sala, você verá o seguinte campo:

Modo de vídeo da sala > Link Externo

Você pode inserir seu link externo na caixa de texto para configurar sua atividade. Você poderá usar uma plataforma externa como Webex, Zoom Native, YouTube para gerenciar esta chamada.

Se o modo de vídeo da sala selecionada for Link Externo, o usuário deixará o Lobby Virtual para assistir à sessão.


Este artigo foi útil?