Virtual Lobby: Como utilizar OBS Studio para transmissões

OBS Studio é um aplicativo de streaming e gravação de plataforma cruzada gratuito e de código aberto desenvolvido com Qt e mantido pelo OBS Project. Com uma abordagem de tela aberta para a criação de vídeo, esta ferramenta pode misturar várias fontes de áudio e vídeo em uma única saída para vídeo criativo e aplicativos de transmissão. Usando-o, você poderá incluir várias câmeras, trilhas sonoras, efeitos visuais e textos em seus streams de vídeo ao vivo.

Conectando OBS Studio às suas atividades online

  1. Em Agenda> Atividades, clique na atividade que deseja transmitir via OBS Studio, pressione Editar, certifique-se de estar na aba Detalhes e selecione Transmissão RTMP no modo de vídeo da sala.
  2. Role a página da atividade para baixo até ver a seção Transmissão ao vivo usando software externo. Aqui é onde você gera as chaves do fluxo que serão adicionadas ao OBS para conectar o InEvent a ele. Clique no botão ver informações e copie e cole a chave do fluxo exibida na janela pop-up. Você pode usar os pontos finais (A ou B).
  1. Com a chave do fluxo copiada para a área de transferência, abra o aplicativo OBS Studio e, no menu da barra superior, selecione Ferramentas> Assistente de configuração automática. Uma janela pop-up como a abaixo será exibida. Selecione Optimizar para transmissão, a gravação é secundária e pressione Seguinte.
  1. Selecione as configurações de vídeo que melhor atendem às suas necessidades. Verifique nossos requerimentos para utilizar RTMP antes de prosseguir. Após a seleção, pressione Seguinte.
  1. Selecione Mux como seu serviço de transmissão no menu suspenso e cole a chave do fluxo no campo designado.
  1. Se a caixa de seleção de teste de largura de banda estiver marcada, ao pressionar Seguinte, o OBS conduzirá um teste automatizado para garantir que as especificações de vídeo escolhidas estejam de acordo com as especificações de seu computador e rede. O teste irá informá-lo e sugerir mudanças para otimizar a qualidade do seu stream se um problema for encontrado.
  2. Clique em Aplicar definições e você está pronto para começar a transmitir!
Se precisar de ajuda para utilizar o OBS Studio, verifique sua página de ajuda oficial. Como um aplicativo de código aberto, as opções de personalização são infinitas, tornando o OBS uma ferramenta poderosa para organizadores de eventos que desejam aproveitar as vantagens de uma abordagem de tela aberta para a criação de vídeos.

Se você deseja usar o OBS Studio como uma câmera virtual, consulte este artigo para saber mais.


Este artigo foi útil?