Virtual Lobby: Sala de Controle

Esta característica está disponível em nossos planos de Legacy Price. Para maiores informações, por favor, entre em contato com o Suporte da InEvent.

A sala de controle separa claramente as tarefas dentro e fora do palco de seus eventos virtuais, permitindo que você: gerencie configurações de palestrantes e visualizadores em uma barra de controle; escolha diferentes layouts de tela; e otimize a experiência para usuários móveis.

Selecionando a Sala de Controle como seu modo de vídeo

Assim que você tiver criado atividades para a agenda de seu evento, você precisará configurar os detalhes e configurações, tais como o modo de vídeo da sala.

Para configurar a Sala de Controle como o modo de vídeo da sala, vá para Agenda> Atividades> Selecione uma atividade no lado esquerdo e pressione Editar no canto superior direito da tela. Em seguida, desça até ver o Modo de vídeo da sala e escolha Sala de controle no menu suspenso.

sala de controle

Provedor de vídeo e latência

Provedores de vídeo e latência do stream
A latência do stream é o atraso entre a captura de um evento pela câmera e a exibição do evento aos visualizadores. Diferentes provedores de vídeo apresentarão diferentes latências, de acordo com as configurações que você escolheu para a sala.

Embora a sala de controle permita que os palestrantes interajam com os usuários, eles experimentarão latência na visualização ao vivo, algo esperado e padrão ao utilizarmos tecnologias de transmissão de vídeo ao vivo.

A primeira etapa para determinar a latência de sua sala é escolher seus provedores de vídeo. Atualmente, oferecemos Mux, que tem latência padrão (20-30 segundos) e baixa latência (10-15 segundos), e AWS IVS, que tem latência superbaixa (1-5 segundos).

Se você estiver enfrentando problemas para iniciar uma transmissão ao vivo ou se a transmissão ao vivo estiver sendo armazenada em buffer, você deve selecionar as opções Mux> Baixa latência ou AWS IVS> Latência superbaixa.
Você não deve mudar a latência do vídeo da sala durante uma sessão ao vivo. Você deve parar e reiniciar o streaming.

Anfitrião

Apenas um anfitrião é permitido por sala. Esta pessoa será responsável por iniciar e interromper a transmissão, pela gravação da sessão, e também poderá escolher o layout de tela da sessão

Para definir o anfitrião da sala, selecione um nome na lista de participantes ou digite para pesquisar.

anfitrião da sala
Se você selecionar Agora.io como seu provedor de webRTC, o anfitrião da sala deve permanecer na sala para que o streaming / gravação continue, neste caso, é aconselhável escolher hosts diferentes nas atividades que acontecem simultaneamente. Ao selecionar Tokbox, a presença do host da sala não é obrigatória para que o streaming / gravação continue.

Clique aqui para acessar o guia do usuário para palestrantes e anfitriões de sala.

Visualização ao vivo

Para ver a atividade como um participante, você pode selecionar Visualização ao vivo.

Quando um participante ingressar na atividade e o anfitrião da sala ainda não houver ingressado, eles verão a mensagem Aguardando transmissão. Esta mensagem pode ser alterada em Cabeçalhos, na sessão Virtual Lobby Player idle.

Aqui, os participantes poderão interagir antes do início da sessão, usando o bate-papo e acessando enquetes e arquivos.

Para aprender mais sobre sobre interações com seus participantes clicando aqui.

O nome da sessão, junto com os palestrantes e patrocinadores estarão visíveis aqui para todos os participantes.

Assim que o anfitrião da sala entrar na sala e clicar em Iniciar transmissão, o vídeo ficará visível para todos os participantes.

Barra de controle dos palestrantes

Quando entrar numa atividade, todos os palestrantes da sessão verão a barra de controle dos palestrantes.

Se você adquiriu um plano que inclui Videoconferência Pro, poderá ter até 17 apresentadores em uma atividade. Se o seu plano não incluir o Videoconferência Pro, você poderá ter até 9 apresentadores por atividade.

Eles irão ver as configurações do seu aparelho, visualização através da sala de controle, já o anfitrião irá ver duas configurações adicionais, as configurações do anfitrião.

Configurações do aparelho

Neste seção, palestrantes poderão permitir or desabilitar seu microfone e câmera, começar compartilhar suas telas, e abrir as suas configurações.

A opção de compartilhamento só estará disponível caso o palestrante não estiver compartilhando. Se este botão não aparecer, consulte o Guia de solução de problemas do Virtual Lobby ou o compartilhamento de tela no artigo do Virtual Lobby.

Configurações do anfitrião

O anfitrião da sala verá duas configurações adicional em seu controle de palestrante; o Iniciar transmissão ao vivo/Parar transmissão ao vivo e a opção de escolher o Layout.

Iniciar/Parar transmissão ao vivo

Quando o anfitrião determinar que a transmissão está pronta para começar, ele pode clicar no botão verde Iniciar transmissão ao vivo. Quando selecionado, uma mensagem de confirmação aparecerá na sua tela.

Quando o tempo para a transmissão acabar, o anfitrião seleciona o botão vermelho Parar transmissão ao vivo.

Igualmente, uma mensagem de confirmação irá aparecer em sua tela junto com uma contagem regressiva de 5 segundos para cancelar o encerramento da transmissão, se necessário.

Servidor de vídeo

O anfitrião tem a opção de mudar o servidor de video quando a transmissão está acontecendo.

Quando utilizando o modo Sala de Controle você será capaz de mudar manualmente o endpoint se estiver usando Agora.io como seu provedor WebRTC. Se você estiver usando Tokbox, o endpoint irá mudar automaticamente.

O anfitrião pode querer fazer esta mudança se haver algum problema com a reprodução durante a sessão, para continuar em um servidor diferente.

Dentro da sala de controle, o ícone verde aparecerá no canto superior direito. Com seu mouse, passe por cima do ícone e verá o nome do servidor atual. Para mudá-lo, clique no ícone de edição como aparece na imagem.

Aqui, você pode optar por mudar de um Servidor a outro.

Mudar de servidor irá parar a transmissão por um breve período.

Layout 

O layout pode ser escolhido de duas maneiras diferentes:

  • Pela Administração na plataforma (backend)
  • Por um anfitrião da sala, de dentro da Sala de Controle (Virtual Lobby)

Para selecionar o layout da Sala de Controle no backend, vá para Evento > Virtual Lobby > Design > Layout, pressione Editar e escolha o layout de sua escolha. Pressione Fim para salvar as alterações.

screenshot mostrando os tipos de layout para o control room

Para mudar o layout diretamente do Virtual Lobby (dentro da Sala de Controle), selecione o botão Layout para abrir o menu. Há quatro opções:

Captura de tela de como alterar o layout da sala de controle
  1. Automático

Esse layout irá trocar entre Espaço entre e o Foco misto. Se os palestrantes não estiverem compartilhando a tela, o layout que entrará em vigor será o Espaço entre. Se os palestrantes estiverem compartilhando a tela, o layout será o Foco misto.

  1. Espaço entre

Este layout empilha os palestrantes de maneira uniforme e igual no quadro.

  1. Foco Misto

Este layout é o layout padrão, e mostra a pessoa que está falando no lado esquerdo da tela, com outros palestrantes lado a lado em uma exibição menor.

captura de tela foco principal
  1. Foco principal

Apenas a pessoa que está falando será exibida na tela. O anfitrião da sala também pode escolher em quem focar clicando no palestrante.

Feed de vídeo limpo

Feed de vídeo limpo
Um feed limpo é idêntico à saída do programa principal, mas sem nenhum caption inserido nele. Em outras palavras, um feed limpo é um sinal de vídeo que não possui gráficos e texto adicionados.

Ao usar a Sala de controle, os administradores verão uma opção para abrir um feed de vídeo limpo. Clique aqui para mais informações sobre isso.

Visualização da sala de controle

Esta seção está visível para todos os palestrantes dentre da sala. A opção da sala de controle permitirá que os palestrantes interajam em tempo real. Esta opção de visualização é a recomendada para os palestrantes, já que eles irão serem afetados com o atraso da transmissão ao vivo, como é esperado ao lidar com transmissões ao vivo.

As mudanças de layout não estão visíveis dentro da Visualização da sala de controle. Portanto, os palestrantes precisam mudar para Visualização ao vivo para mudanças serem feitas.

A opção de visualização ao vivo permitirá que os palestrantes vejam o que os participantes vêem. Aqui, eles também poderão ver mudanças de layout que o anfitrião selecionou.

Palestrantes podem alternar entre as visualizações livremente sem causar nenhuma impacto à transmissão ou à experiência dos participantes.

Otimize a experiência para smartphones

Usando a sala de controle, a transmissão é compatível com o participante por meio do navegador de seu computador, tablet e até seu celular.

Os participantes poderão se conectar diretamente do navegador (preferencialmente pelo aplicativo Google Chrome), ou você pode configurar seu aplicativo para manter o Virtual Lobby como uma guia. A partir daqui, o participante pode simplesmente selecionar a atividade e ingressar na transmissão como visualizador.

Os participantes do evento só podem acessar o Virtual Lobby de um único local. Portanto, se estiverem acessando o Virtual Lobby por meio do navegador do smartphone, não poderão ser conectados de um computador ao mesmo tempo, por exemplo.

Qual é a permissão que cada nível tem na Sala de Controle?

A escolha do nível de acesso que seus participantes terão na plataforma significará que eles terão diferentes níveis de permissão durante todo o seu evento.

Aqui está o que cada nível de permissão pode fazer no modo de vídeo da Sala de Controle:

tabela mostrando permissão sala de controle


Este artigo foi útil?